Sexta, 28 de Março de 2025
21°C 29°C
Florianópolis, SC
Publicidade

É Jorginho e não João dizem lideranças; Paulinho não liga para críticas; Trajano em Brasília e mais

[email protected]

Emanuel Soares
Por: Emanuel Soares
12/03/2025 às 06h00 Atualizada em 12/03/2025 às 09h51
É Jorginho e não João dizem lideranças; Paulinho não liga para críticas; Trajano em Brasília e mais
João nem é considerado por fontes do ex-presidente, só Jorginho | Paulinho não liga para críticas | Trajano em Brasília com Cobalchini | Montagem: Farol da Política

É Jorginho e não João

Fontes ligadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão de olho no cenário em Santa Catarina. Conversei com duas lideranças nacionais que revelaram detalhes de bastidores da eleição de 2026. Para eles é claro que o governador Jorginho Mello, do mesmo partido, é candidato a reeleição e deve ser reeleito. Um chegou a apostar em primeiro turno. Contudo, as duas fontes consideraram apenas 'narrativa' a pré-candidatura de João Rodrigues ao Governo do Estado. "Desde que anuniciou as intenções, João Rodrigues não construiu nenhum apoio político", considerou uma das lideranças. Por outra via, Jorginho já deixou claro que terá o MDB ao lado do PL, hoje as duas maiores siglas de Santa Catarina, e tem ainda mais apoios de peso: Adriano Silva (Novo), prefeito da maior cidade catarinense, e Topázio Neto (PSD), prefeito da Capital.

Consideraram ainda

Topázio e Jorginho na eleição de 2026 | Foto: Secom/SC

Topázio até ficou isolado no início, quando antecipou que estará com Jorginho. No entanto, já considera-se que existe uma mudança no cenário com mais pessedistas se aproximando do governo. O prefeito rachará o partido, se João persistir na candidatura, e isso é um fato.

Faltou dizer

Reza a lenda nos bastidores que o governador nutri uma mágoa com João Rodrigues. Jorginho o apoiou na eleição a prefeito em 2020, mas quando esperava "um gesto" na eleição de 2022, não recebeu. João ainda foi um dos nomes da articulação do então candidato Gean Loureiro (UB).  Aliás, quando João tentou se lançar governador em 2022, só teve apoio só de uma certa linha de blogueiros do Oeste catarinense.

Projetos difíceis

Paulinho Bornhausen não liga para críticas. É evidente que o projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Grande Florianópolis repercutiu positivamente, enquanto o avião que poderia ligar as praias pousando na água, recebeu olhares desconfiados. Os mesmos que criticam o secretário e ex-deputado federal, sequer leram o livro dele e, por isso, não entendem como ele trabalha. 'Sope' retrata que, para projetos de impacto, é preciso 'Sonhar, Ouvir, Planejar e Entregar'. Sem sonhar, nada começa. 

De olho em Brasília

O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, se reuniu com o deputado federal Valdir Cobalchini (MDB), para debater sobre o apoio dos parlamentares catarinenses na garantia da defesa do acordo entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), força-tarefa coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). 

#RapidinhasdoEMA

  • Depois de escândalos do passado, prefeitura de Bluemenau apresentou programa de Compliance no Samae do município.
  • Falando em saneamento, Jair Júnior, vice-prefeito de Lages, é considerado um bom comandante da Semasa, secretaria de Saneamento da cidade e também alvo de escândalos no governo anterior. 
  • Reunião marcou um avanço significativo na regularização fundiária de núcleos consolidados dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. A pauta é defendida pela deputada federal Geovania de Sá.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários