Sábado, 12 de Julho de 2025
13°C 22°C
Florianópolis, SC

Jorginho critica cotas; Invasão zero; Atualizações sobre a 101; Nova audiência pública e mais

Confira os bastidores da política catarinense nesta terça-feira (1) com Emanuel Soares no Farol da Política

Emanuel Soares
Por: Emanuel Soares
01/07/2025 às 07h00

Críticas às cotas


Jorginho fez críticas | Foto: Secom

Durante agenda nesta segunda-feira, o governador Jorginho Mello voltou a disparar contra o governo federal por impor cotas à pesca artesanal da tainha em Santa Catarina. Segundo ele, nem mesmo os técnicos de Brasília sabem explicar os critérios usados para limitar o arrasto de praia no estado. Jorginho reforçou que a medida prejudica diretamente os pescadores catarinenses e que seguirá cobrando explicações.

Invasão Zero começa hoje


Nesta terça-feira, às 17h, no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, deputados conservadores lançam a Frente Parlamentar Invasão Zero. A iniciativa, liderada por parlamentares da ala do PL, tem como objetivo combater invasões de propriedades em Santa Catarina e defender o direito à posse e à produção em micro, pequenas, médias e grandes propriedades no estado.

Deputado buscará atualizações


Até o fim desta semana, o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Pedro Uczai (PT), terá uma nova reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para cobrar atualizações sobre dois temas centrais para a mobilidade em Santa Catarina: a reanálise do contrato de concessão da Arteris Litoral Sul e o projeto para a travessia do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça. No fim de abril, uma comitiva catarinense liderada pelo governador Jorginho Mello (PL), esteve no Ministério dos Transportes para tratar do mesmo tema. Na ocasião, o ministro confirmou que a travessia do Morro dos Cavalos será incluída como prioridade na proposta de aditivo contratual que está sendo elaborada para a concessionária Arteris. Além da questão do Morro dos Cavalos, Uczai também vai tratar da reestruturação completa do contrato da Arteris Litoral Sul, especialmente nos trechos da BR-101 Norte, que têm gerado recorrentes reclamações de usuários pela má qualidade do serviço.

Interino na presidência


Foto: Alesc

O deputado estadual Fernando Krelling (MDB) permanecerá na interinidade da presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina enquanto o presidente Julio Garcia estiver afastado. A situação chama atenção porque, recentemente, durante missão internacional do governador Jorginho Mello, nem o presidente da Alesc, que estava de licença, nem a vice-governadora, em agenda na Europa, puderam assumir o Executivo, o que levou o presidente do Tribunal de Justiça a ocupar o cargo de governador em exercício. Julio Garcia deve retomar as atividades no próximo dia 4 de julho.

Nova audiência pública


Foto: Câmara Federal

A Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública em Jaguaruna, no dia 17 de julho, às 19h, para discutir os impactos da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF) sobre comunidades do litoral sul de SC. O pedido partiu da deputada Geovania de Sá, que também propôs o PL 849/2025, retirando os limites terrestres da APA e mantendo a proteção marinha. Criada em 2000, a APA hoje atinge áreas urbanas de municípios como Imbituba, Laguna e Tubarão, afetando mais de 50 mil famílias com insegurança jurídica e impasses fundiários. A audiência reunirá autoridades, moradores e órgãos federais para buscar um equilíbrio entre preservação ambiental e justiça social.

Alberton na Fiesc


O ex-presidente do Sinduscon Grande Florianópolis, Marco Alberton, foi eleito 1º Diretor Tesoureiro da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Ele integra a chapa única liderada por Gilberto Seleme, escolhida por unanimidade na última sexta-feira (27). Alberton, que comandou o Sinduscon por dois mandatos, destacou o convite como uma honra: “O Seleme montou uma equipe muito boa. Fico feliz por poder contribuir e dar sequência ao trabalho espetacular do presidente Mário Aguiar”. A posse da nova diretoria está prevista para agosto.

Gás mais barato


A tarifa de gás natural canalizado em Santa Catarina terá redução a partir desta segunda-feira, 1º de julho. A Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) autorizou a diminuição por meio da Resolução nº 340, publicada no dia 25 de junho. A medida atualiza os preços do gás e do transporte e permite o repasse da parcela de recuperação tarifária. De acordo com a normativa, a redução média nas tarifas será de 7,15%, com variações conforme o segmento de consumo. O setor comercial será o mais beneficiado, com queda de até 10,03%. Para os consumidores industriais, a redução será de aproximadamente 7,59%, enquanto os residenciais sentirão um recuo em torno de 6,69%. Já no segmento veicular, a queda alcança até 8,24%. No mercado livre, a diminuição será de cerca de 6,61%. A tarifa é praticada pela SCGÁS e continuará sendo atualizada mensalmente com base nas projeções de custos do gás e do transporte.

Estou em missão na Serra. Muito frio por aqui. Excelente terça-feira! 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários