Sábado, 12 de Julho de 2025
13°C 22°C
Florianópolis, SC

Fake news contra o UG; Falta peso político; Chegou e já foi ao interior; Bolsonaro domingo em SP; Selo especial em BC e mais

Confira os bastidores políticos de Santa Catarina nesta sexta-feira (27) com Emanuel Soares no Farol da Política

Emanuel Soares
Por: Emanuel Soares
27/06/2025 às 07h00

Fake news contra o UG


Parlamentar é líder do governo no parlamento | Foto: Alesc

O deputado estadual Maurício Peixer fez um alerta sobre a propagação de fake news envolvendo o programa Universidade Gratuita, criado pelo Governo de Santa Catarina em 2023. Segundo ele, há uma tentativa de desinformar a sociedade e enfraquecer um dos projetos sociais mais transformadores do Estado. Peixer reforça que a iniciativa garante acesso ao ensino superior para milhares de jovens e promove justiça social e desenvolvimento regional.

Falta peso político


O projeto político do PSD ao governo de Santa Catarina dá sinais de fragilidade. Embora o partido tenha formalizado a pré-candidatura de João Rodrigues com eventos em Chapecó e Criciúma, o esvaziamento é visível, não apenas pela ausência de lideranças com poder de decisão nestes eventos, mas pela natureza das articulações feitas até aqui. As conversas políticas parecem restritas a figuras periféricas, sem força na caneta. Em outros momentos, o PSD ocupava uma posição de maior centralidade no jogo político estadual. Agora, ainda que marque presença no tabuleiro, falta-lhe peso.

Chegou e já foi ao interior


Governador está em agendas pelo interior do Estado | Foto: Secom

Sem tempo para se recuperar do fuso horário invertido da Ásia, o governador Jorginho Mello reassumiu o comando do Estado e já cumpre agendas no interior de Santa Catarina. Ele também participou de um evento com a presença de 2.500 pastores evangélicos da Assembleia de Deus em Piratuba. A articulação é do assessor especial Alexandre da Silva, responsável pelo relacionamento com o setor evangélico no Estado. No sábado, Jorginho estará em Lages, onde anunciará ações voltadas à estação de inverno catarinense.

Apoio a Bolsonaro


O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, estará neste domingo (29) na Avenida Paulista, em São Paulo, para participar de um ato de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Também confirmaram presença os governadores Romeu Zema (MG), Cláudio Castro (RJ) e Tarcísio de Freitas (SP). O evento, organizado pelo pastor Silas Malafaia, busca reforçar Bolsonaro como pré-candidato à presidência da República em 2026.

Reação ao aumento de cadeiras


Lunelli fez críticas ao aumento de cadeiras | Foto: Alesc

Pelo menos dois deputados estaduais usaram a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para criticar a aprovação do aumento no número de deputados federais. O deputado Antídio Lunelli (MDB) foi um dos que se manifestaram contra a medida, destacando que o Parlamento precisa, antes de tudo, responder às demandas da sociedade com mais eficiência. A preocupação agora é que a medida também atinge a assembleia legislativa, que pode passar de 40 para 44 deputados estaduais.

Cobrança na Alesc


Deputado Mário Motta fez uso do tempo de plenário para cobrança | Foto: Alesc

Na tribuna da Alesc o deputado estadual Mário Motta (PSD) cobrou a reabertura da emergência pediátrica do Hospital Universitário da UFSC, fechada desde maio de 2023. O parlamentar alertou para a sobrecarga no Hospital Infantil Joana de Gusmão e criticou a falta de atendimento ginecológico de emergência no HU, que pressiona a Maternidade Carmela Dutra. Motta também apontou falhas no cumprimento de metas do contrato com o Estado, incluindo exames e consultas abaixo do previsto. O deputado afirmou que seguirá acompanhando os prazos para reabertura da unidade e solicitou à Secretaria de Saúde um diagnóstico completo da situação.

Selo especial


Vereador articulou aprovação de projeto no legislativo | Foto: CMBC

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú aprovou por unanimidade o projeto de lei do vereador Guilherme Cardoso (PL) que cria o Selo Turismo Pet Friendly BC. A iniciativa visa reconhecer estabelecimentos que estejam preparados para receber turistas com seus animais de estimação, promovendo também ações de bem-estar animal, educação e sustentabilidade. O projeto agora segue para a sanção da prefeita Juliana Pavan e pode colocar a cidade entre os principais destinos pet friendly do país.

Uma excelente sexta e um fim de semana especial!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários