Inclinação para 26
A deputada estadual Paulinha, presidente do Podemos em Santa Catarina, confirmou que o partido já realizou seis dos nove encontros regionais previstos. Em entrevista ao programa Jogo do Poder, da Jovem Pan News, ela foi questionada sobre qual a inclinação do partido para as eleições de 2026, com base nesse primeiro ciclo de conversas. Paulinha afirmou que, entre as lideranças do Podemos, há um entendimento de que um governo que está executando muitos projetos e realizando entregas importantes precisa de continuidade. Esse, segundo ela, é um indicativo do posicionamento do partido. Apesar disso, fez questão de elogiar tanto o governador Jorginho Mello quanto o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, ambos considerados nomes fortes no cenário estadual.
Meio insólito...
A deputada Paulinha revelou que convidou o ex-governador Carlos Moisés da Silva para se filiar ao Podemos. Mas politicamente, seria uma movimentação no mínimo curiosa. Moisés, que terminou o governo em rota de colisão com Jorginho Mello, pode chegar justamente num partido que está se acomodado na base do atual governador.
Exoneração de Bruno Souza
O secretário de Assistência Social de Florianópolis, Bruno Souza, deixou a prefeitura após conversa com o prefeito Topázio Neto por divergências na forma de trabalho. A informação foi confirmada em nota oficial divulgada pela Prefeitura. Nos bastidores, a saída já era considerada inevitável. A gestão de Bruno vinha enfrentando desgaste diante de impasses na condução da política social da Capital. Embora tenha promovido ações importantes na gestão da pasta, a descoberta do “golpe das fraldas” e apontar a existencia de um esquema para pedir esmolas na cidade, a situação se tornou insustentável. Ex-deputado estadual, Bruno não conseguiu se eleger deputado federal pelo Novo por falta de partido, pois fez uma enorme quantidade de votos. Em seguida, migrou para o PL, partido da base do governo municipal. Sua nomeação à frente da pasta foi viabilizada politicamente dentro desse contexto. Durante o Summit Cidades, na noite de ontem, o assunto já circulava entre lideranças políticas. A exoneração teria tido, inclusive, o aval do governador Jorginho Mello após conversa com o prefeito. A prefeitura agradeceu a contribuição de Bruno Souza e afirmou que irá aprimorar, intensificar e implementar novas políticas de assistência social, tema urgente nos grandes centros urbanos.
700 investigados
A secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, confirmou nesta terça-feira, em audiência pública na Assembleia Legislativa, que cerca de 700 estudantes beneficiados pelos programas Universidade Gratuita e Fundesc apresentaram patrimônio superior ao declarado. A situação já foi encaminhada ao Ministério Público, que investiga possíveis irregularidades em conjunto com outros órgãos de controle. Ceretta também esclareceu que os números veiculados anteriormente pela imprensa sobre supostos beneficiários com patrimônio elevado não condizem com a realidade, e que apenas esses 700 casos foram identificados. O clima na Assembleia foi de intensa movimentação, com presença de deputados estaduais, lideranças educacionais e muitos estudantes. Nos bastidores, chamou atenção e foi elogiada a articulação e capacidade de mobilização da reitora licenciada do sistema ACAFE.
Painel dos jovens
Elogios marcaram o painel de jovens lideranças no Summit Cidades, que está sendo realizado no CentroSul, em Florianópolis. A participação ativa de vereadores, entre eles, os mais jovens e os mais bem votados, chamou atenção pela qualidade dos debates e pelas propostas apresentadas. O painel foi mediado pelo advogado Isaac Kofi Medeiros, ele próprio uma jovem liderança em ascensão e especialista em direito eleitoral, que atua no escritório Menezes Niebuhr em Florianópolis. A discussão trouxe reflexões relevantes sobre o futuro da cidade e o papel transformador da nova geração na política local.
Todo MDB lá
A cúpula emedebista estava em Florianópolis para recepcionar e acompanhar o ex-presidente da República, Michel Temer, durante sua participação na agenda do Summit Cidades. Acompanhavam atentamente quando Temer afirmou que a polarização política no Brasil precisa chegar ao fim para que o país, de fato, entre nos trilhos.
Pacto federativo
Na passagem por Florianópolis, o ex-presidente Michel Temer (MDB) defendeu mudanças no pacto federativo, destacando a necessidade de fortalecer os municípios e descentralizar os recursos concentrados em Brasília. Segundo ele, quem está mais próximo da população precisa ter mais autonomia e recursos para atender melhor às demandas locais. A fala vai ao encontro de uma reivindicação antiga de Santa Catarina, que envia cerca de R$ 100 à União e recebe pouco mais de R$ 10 de volta. O tema, recorrente no Estado, ganha fôlego com o apoio de lideranças nacionais como Temer, que reforça a urgência de rever a distribuição dos tributos no país.
Decisão pode ser reformada
O prefeito de Itapema, Xepa (PL), e o vice-prefeito já recorreram da decisão que determinou a cassação de seus mandatos por suposto abuso de poder econômico. A acusação aponta que eles teriam se beneficiado de uma associação responsável pela distribuição de alimentos durante o período eleitoral. Em sua defesa, o prefeito afirma que a entidade não possui qualquer vínculo com o poder público e que atua unicamente para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade. A expectativa nos bastidores é de que a decisão possa ser reformada no julgamento de recurso pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), instância que deverá reavaliar o caso nas próximas semanas.
Quarta-feira é o umbigo da semana! Um excelente dia para todos!!!