Ceretta hoje no Jogo
A secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, participa ao vivo nesta quarta-feira (4) do programa Jogo do Poder, na Jovem Pan News Florianópolis, a partir das 11h. Entre os temas da entrevista estão os desafios à frente da pasta e as recentes mudanças no programa Universidade Gratuita, que agora permite a confirmação do benefício antes do início das aulas. A medida busca evitar o endividamento dos estudantes, uma das principais críticas feitas em semestres anteriores. O assunto gerou debate na Alesc ontem, e a secretária trará hoje os esclarecimentos ao público.
Jorginho avalia aeronaves na China
Durante a visita oficial à China, o governador Jorginho Mello pretende avaliar modelos de aeronaves de pequeno porte — com até 20 assentos — para retomar a força da aviação regional em Santa Catarina. A proposta é preencher o vazio deixado por companhias como a Azul, que desativaram rotas importantes, como a de Correia Pinto, afetando diretamente o Meio Oeste e a Serra Catarinense. A ideia do governo é implantar dois eixos aéreos regionais: um conectando o Oeste ao Litoral e outro integrando o Meio Oeste, Norte e Sul do estado. As aeronaves avaliadas deverão ter boa performance técnica para operar em aeroportos menores e com menor infraestrutura, garantindo voos regulares, eficientes e economicamente viáveis. A ação faz parte de um esforço para reaquecer a malha aérea regional e fortalecer a integração entre as diversas regiões catarinenses.
Carne bovina na Ásia
O governador Jorginho Mello embarca na próxima semana para uma missão internacional com vários focos. Um deles é a ampliação das exportações de proteína animal de Santa Catarina. Um dos objetivos é abrir o mercado japonês e chinês para a carne bovina catarinense, fortalecendo ainda mais a presença do estado no comércio global de alimentos. Atualmente, Santa Catarina já é referência na exportação de carne suína e de frango para os dois países asiáticos. A nova investida representa uma oportunidade estratégica de diversificação e expansão econômica, gerando emprego e renda para o estado. A iniciativa remete a um marco importante na história recente da agroindústria catarinense: há quase 15 anos, o então governador Raimundo Colombo liderou missão semelhante ao Japão e à Coreia do Sul, que resultou na abertura do mercado internacional para a carne suína produzida no estado — uma conquista que virou realidade e consolidou Santa Catarina como potência exportadora. A expectativa agora é repetir o feito, desta vez com a carne bovina, e consolidar mais um capítulo importante na política de comércio exterior do agronegócio catarinense.
Nova casa civil de Topázio
O prefeito Topázio Neto oficializou Thiago de Oliveira como novo secretário da Casa Civil de Florianópolis. Ex-vereador de Lages, ex-presidente da Câmara e ligado ao Podemos, Thiago assume com a missão de reforçar a articulação do governo na Câmara da Capital e ampliar o diálogo político. Ele sentará na cadeira já ocupada por nomes de peso na articulação política, como Ronaldo Freire, Carlos Eduardo Mamute, Everson Mendes e Filipe Mello. Thiago substitui Freire, que vai deixar o cargo após cumprir o acordo de seis meses com o prefeito e agora vai se dedicar mais à família e às articulações para 2026.
Apoio ao Amin
Em reunião realizada na Assembleia Legislativa, a Federação União Progressista — formada pelos partidos União Brasil e Progressistas — avançou na construção do caminho para apoiar a reeleição do senador Esperidião Amin ao Senado Federal. Após um mandato de oito anos, o nome de Amin desponta como consenso dentro da federação. Ficou definido ainda que uma caravana percorrerá diferentes regiões de Santa Catarina, dialogando com lideranças e diretórios municipais. Quanto à disputa majoritária ao governo do Estado, os caminhos ainda não estão gravados em pedra, mas as articulações seguem em andamento.
Confirmada data
A Justiça Federal remarcou a audiência de conciliação da ação civil pública que discute a construção da Marina Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Inicialmente agendada para o dia 6 de junho, a nova data definida é 13 de junho de 2025, às 15h, na 6ª Vara Federal da Capital. A mudança atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), cujo procurador estará em viagem na data anterior. O projeto é importantíssimo para Florianópolis. São réus na ação a União, o Município de Florianópolis, a empresa Jota Ele Marina SPE S/A, o Instituto do Meio Ambiente de SC (IMA), o ICMBio, o IBAMA e a FLORAM. A decisão foi assinada pelo juiz federal Marcelo Krás Borges.
Clima esquentou
O clima esquentou nos bastidores do PT catarinense! Integrantes da chapa Unificar e Fortalecer o PT com Lula e Você criticaram a tentativa de barrar os deputados estaduais Padre Pedro e Luciane Carminatti do palanque de Lula no evento em Itajaí. Em nota, Cleci Livinale, Horst Doering e Murilo Silva disseram que a manobra foi “antiética” e que o partido precisa ser democrático, colocando o coletivo acima dos interesses pessoais. O recado é claro: o PT-SC precisa de mais unidade e menos disputa interna.
Fecam mais relevante
Com o Plenarinho da Alesc lotado, a FECAM apresentou nesta terça-feira (03) o balanço dos primeiros 100 dias da nova gestão e anunciou ações estratégicas para os municípios catarinenses. O presidente da entidade e prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, destacou pautas como o apoio à PEC 66, a criação de um cadastro único de pessoas em situação de rua e a preocupação com o desequilíbrio nas contas da Saúde. Durante o evento, foram lançadas publicações importantes, como a 11ª edição do Guia dos Municípios Catarinenses e os livros Acolhimento Familiar em SC e Prefeitas de Santa Catarina. Também foi assinado um termo de cooperação com a SEMA para fortalecer a gestão ambiental municipal. Ao final, foi anunciado o Congresso dos Municípios (COMAC-SC), que acontecerá em setembro, em Balneário Camboriú. É fato que a Fecam está muito mais relevante com Topázio no comando.
Obra na ponte
A Casan participa nesta terça-feira (4), ao vivo na programação da Rádio Jovem Pan News, para explicar como está o processo de remoção da adutora instalada na Ponte Colombo Salles — um dos entraves para a continuidade da obra de retirada das passarelas da estrutura, interditadas há décadas. Um levantamento do deputado Mário Motta mostrou que a obra da ponte pode ser retomada apenas no próximo ano, em função das ações realizadas pela Casan no local. A entrevista será a partir das 10h.
Chegamos ao umbigo da semana! Uma grande quarta pra todos nós.