Os nomes ao Senado por SC
A disputa pelas duas vagas ao Senado por Santa Catarina em 2026 já movimenta os bastidores. A deputada federal Carol de Toni (PL) desponta como a principal aposta do partido, com apoio declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro. Esperidião Amin (PP), atual senador, busca a reeleição e mantém articulações para viabilizar sua candidatura. Carlos Chiodini (MDB), deputado federal e secretário de Agricultura, é cotado como possível nome do MDB, especialmente se o partido não indicar o vice na chapa de Jorginho Mello. Raimundo Colombo (PSD), ex-governador, também é lembrado como potencial candidato, além de Clésio Salvaro, do mesmo partido. Beto Martins (PL), atual senador suplente, é considerado uma opção viável, dependendo das alianças partidárias. No campo da esquerda, novamente vem a tona o nome do vereador Afrânio Boppré, pelo PSOL, e comenta-se ainda que poderá surgir uma liderança da coligação em um acordo político.
Martelo batido
Lideranças que ouvi avaliaram com ceticismo a declaração da deputada federal Júlia Zanatta (PL), que afirmou que o vereador carioca Carlos Bolsonaro será candidato ao Senado por Santa Catarina. A leitura unânime é de que a fala tenta criar um fato político, em meio ao crescimento do nome da também deputada Carol de Toni (PL) na disputa pelo Senado Federal. É uma escolha praticamente de martelo batido. Sem fôlego para um voo mais alto, Zanatta tem recebido visitas de dirigentes partidários, numa tentativa de sinalizar que está no jogo. Mas, nos bastidores, a percepção é de que a movimentação não deve prosperar.
Avicultura em risco
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, vai liderar neste mês uma missão oficial ao Japão e à China com o objetivo de reforçar a credibilidade do mercado catarinense de carnes, abalada após a confirmação de casos de gripe aviária no Rio Grande do Sul. A China, um dosprincipais compradores da carne de frango de SC, impôs restrições que podem gerar grandes prejuízos econômicos. A comitiva passará por Tóquio e Aomori, no Japão, e Pequim e Harbin, na China, com foco na reabertura de mercados e na defesa da qualidade do produto catarinense. Antes da viagem, Jorginho já inicia articulações diplomáticas com visitas a embaixadas em Brasília, buscando garantir que Santa Catarina adotou todas as medidas sanitárias necessárias para manter a confiança dos importadores.
Retirada compulsória
O deputado estadual Junior Cardoso (PL) protocolou o Projeto de Lei 0061/2025, que autoriza a retirada compulsória de pessoas em situação de rua para participação em programas de capacitação profissional e reinserção no mercado de trabalho. A proposta, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Alesc, prevê atendimento médico, psicológico e apoio para ingresso no mercado. Cardoso afirma que a medida dará mais autonomia aos municípios e resultados mais efetivos. A proposta, no entanto, é polêmica por envolver ações compulsórias que podem esbarrar em determinações legais.
Ponto final
O governador Jorginho Mello estará em Blumenau nesta segunda-feira, 2 de junho, para apresentar a 2ª edição do programa Santa Catarina Levada a Sério – Prestando Contas, com foco nas ações do Governo do Estado na região da AMVE (Associação dos Municípios do Vale Europeu), que reúne 14 cidades. O evento será realizado no Teatro Carlos Gomes e marca o encerramento da série de reuniões com os 295 prefeitos catarinenses. Durante os encontros, o governo atendeu demandas municipais e realizou o repasse de recursos, respeitando os critérios legais e constitucionais que regem as transferências voluntárias.
Recuperação
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, deve retomar suas atividades nesta semana, seguindo as orientações médicas após a cirurgia de retirada da vesícula. Como já antecipado, o procedimento é considerado simples, mas exige cuidados durante a recuperação. Durante o período de internação, Topázio recebeu diversas mensagens de apoio. Mesmo afastado, o prefeito acompanhou a rotina da administração municipal por meio do chefe de gabinete, Fábio Botelho, que o manteve informado sobre as principais ações da prefeitura.
Alesc
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promove, na próxima terça-feira (3), um seminário para debater o avanço da esporotricose no estado. A doença, que afeta principalmente gatos e pode ser transmitida a humanos, tem preocupado autoridades de saúde e protetores dos animais. A iniciativa é do deputado estadual Mário Motta (PSD) e será realizada no Plenarinho Paulo Stuart Wright, a partir das 19h. Especialistas da área da saúde, representantes de órgãos públicos e veterinários discutirão estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento da zoonose, que já registra casos em diversas regiões catarinenses.
Homenagem
O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, foi homenageado neste domingo (1º) com o Troféu Amigo do Ironman durante a etapa do Ironman Brasil, realizada em Jurerê Internacional, em Florianópolis. A honraria é concedida a apoiadores do evento, que contou novamente com o apoio financeiro do Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte. Batista acompanhou a prova ao lado da equipe de convênios da Fundação e destacou a importância da competição, que reúne mais de dois mil atletas de 30 países. “É de extrema importância apoiar um evento desta magnitude em nosso estado”, afirmou. Ele também exaltou o apoio do governador Jorginho Mello e o investimento histórico no esporte catarinense em 2025.
Pessoal, um excelente semana pra todos nós!