Domingo, 15 de Junho de 2025
16°C 20°C
Florianópolis, SC
Publicidade

Bolsonaro mira 26; Teste de força PSD e PL; Ceretta candidata; Novidade digital em SC; Prefeito reclama da lei; Exclusão terrestre e mais

Confira os bastidores políticos de Santa Catarina nesta terça-feira (27) com Emanuel Soares no Farol da Política

Emanuel Soares
Por: Emanuel Soares
27/05/2025 às 07h00 Atualizada em 27/05/2025 às 07h19

Bolsonaro mira 26


Bolsonaro e Jorginho | Foto: Divulgação

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estará em Santa Catarina no dia 5 de julho para o lançamento do Rota 22, projeto do Partido Liberal que percorrerá o país. Essa será a primeira grande movimentação de Bolsonaro com foco na eleição de 2026. Apesar de ainda não haver definição sobre sua elegibilidade, o ex-presidente já se posiciona como um dos principais articuladores do PL e um influente cabo eleitoral, com capacidade de mobilização em diversos estados — especialmente em redutos Bolsonaristas como Santa Catarina. As inscrições para o evento serão abertas nos próximos dias. O evento contará com a presença do governador Jorginho Mello (PL) e outras lideranças do partido. Além disso, haverá um almoço reservado com lideranças do partido no Estado.

Teste de força PSD e PL


A visita de Jair Bolsonaro a Santa Catarina, marcada para o dia 5 de julho, obriga uma leitura mais atenta do xadrez político catarinense. E tudo começa um mês antes, lá em Criciúma, quando o PSD lançará "novamente" a pré-candidatura de João Rodrigues ao governo do Estado, no dia 5 de junho. Essa janela de 30 dias entre os dois eventos deve ser vista como um teste de força — e de fôlego. O PSD vai precisar mostrar que tem musculatura política e popular para mobilizar, porque o padrão de comparação será altíssimo. A vinda de Bolsonaro ao Estado sempre provoca uma onda de apoiadores, carreatas, aplausos e redes sociais em chamas. E, convenhamos, é difícil imaginar que Rodrigues e Eron Giordani consigam despertar o mesmo entusiasmo. O ex-presidente vem para consolidar o apoio ao projeto de reeleição do governador Jorginho Mello (PL). E nesse jogo, qualquer tentativa de terceira via ou candidatura alternativa à direita vai precisar provar relevância — e com números, não com discursos.

Ceretta candidata?


Posse em Florianópolis | Foto: Secom

Conforme antecipei ontem, a posse da nova secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, foi prestigiadíssima nesta segunda-feira (26), no Teatro Álvaro de Carvalho, no centro de Florianópolis. Nos bastidores do mundo político, o comentário dominante era um só: Ceretta cotada como possível candidata de Jorginho nas eleições de 2026. Embora o assunto seja evitado neste momento, o nome da nova secretária é visto com bons olhos tanto pela sua capacidade técnica quanto pela relevância política que vem demonstrando. A Câmara Federal foi um dos caminhos mais citados com lideranças que conversei. Além disso, Ceretta destacou em entrevistas que seu grande desafio será ajustar a infraestrutura das escolas estaduais até o início do próximo ano letivo.

Tarcísio quase aclamado


Kassab e Tarcísio | Foto: Divulgação

Embora ainda não tenha se declarado pré-candidato à Presidência da República, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vem sendo apontado como possível nome de consenso da direita para as eleições de 2026. A inviabilidade política de Jair Bolsonaro, devido a impedimentos legais, tem levado lideranças conservadoras a buscar alternativas viáveis. Em um recente encontro promovido pelo PSD, que contou com a presença de figuras influentes como Júlio Garcia, Jorge Bornhausen e outras lideranças, observou-se um apoio indireto ao nome de Tarcísio. A aproximação entre o governador paulista e o PSD indica uma possível aliança que pode consolidar sua candidatura. Essa movimentação política pode impactar as pretensões de outros nomes, como os governadores Ratinho Júnior (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), este último recém-filiado ao PSD. Outro fator a observar será a possível federação entre MDB e o Republicanos, de Tarcísio. Mas grande parte das apostas está em Tarcísio no PL.

Novidade digital em SC


O Governo de Santa Catarina está nos ajustes finais para lançar o aplicativo SCFácil, que vai reunir em uma única plataforma diversos serviços oferecidos pelo Estado, como a emissão rápida de tributos estaduais e o acesso facilitado a serviços essenciais para os consumidores catarinenses. O desenvolvimento está sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, comandada por Marcelo Fett. Embora ainda não haja uma data oficial para o lançamento, uma versão beta do app deve ser disponibilizada nos próximos dias nas lojas virtuais para dispositivos Android e iOS.

Exclusão da área terrestre


Geovânia na audiência na Câmara | Foto: Divulgação

Durante audiência pública na Câmara dos Deputados, realizada nesta segunda-feira (26), foram definidos os encaminhamentos para o Projeto de Lei 849/2025, que propõe a revisão dos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, no litoral sul de Santa Catarina. A proposta, liderada pela deputada Geovania de Sá, prevê a exclusão da faixa terrestre da APA, mantendo a proteção apenas na zona marinha, para evitar demolições e garantir segurança jurídica às mais de 50 mil pessoas afetadas. O projeto também reforça o uso da Lei 13.465/2017 para regularização fundiária, além de alinhamento aos planos diretores municipais e ao Código Florestal. A articulação envolve União, estado e municípios, com o objetivo de assegurar justiça social sem comprometer a preservação ambiental. A iniciativa tem apoio da bancada catarinense no Senado e segue em tramitação.

Jovens advogados em BC


Pela primeira vez, Santa Catarina sediará a Conferência Nacional da Jovem Advocacia, promovida pelo Conselho Federal da OAB. A quinta edição do evento será realizada em 2027, em Balneário Camboriú, e reunirá jovens advogados de todo o país para debater os desafios e o futuro da profissão. A escolha inédita do Estado representa o reconhecimento do protagonismo da jovem advocacia catarinense e marca a volta de SC ao circuito dos grandes eventos da Ordem, após 20 anos. A OAB/SC promete um evento histórico, com foco em inovação, formação e integração.

Casa Catarina


O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, divulgará nesta terça-feira (27) os 106 municípios de até 10 mil habitantes contemplados na primeira etapa do Programa Casa Catarina. O evento, com a presença do governador Jorginho Mello, ocorrerá às 14h no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis. Os municípios selecionados receberão os documentos necessários para iniciar as licitações da construção de 12 casas por cidade, destinadas a famílias com renda de até dois salários mínimos. Nesta etapa, o investimento será de mais de R$ 145 milhões, totalizando R$ 466 milhões para moradia e regularização fundiária em todo o estado. Além das construções, o programa também prevê a regularização fundiária de imóveis, beneficiando milhares de famílias em Santa Catarina.

Prefeito pede mudança na lei


Adriano, Rejane e vereadorea | Foto: Divulgação

Um grupo de vereadores de Joinville entregou ao prefeito Adriano Silva um relatório com observações sobre as ações realizadas pela prefeitura em relação à população em situação de rua. O documento traz ponderações importantes, mas, de forma geral, os parlamentares consideraram o trabalho da administração municipal como positivo e aceitável. Adriano destacou que, embora haja avanços, algumas mudanças na legislação federal são necessárias para que os municípios tenham mais efetividade nas ações sociais.

Decreto de atenção social


Município emitiu decreto | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Orleans declarou Situação de Atenção Social no município e instituiu um protocolo para atendimento de pessoas em situação de rua. A medida, anunciada nesta segunda-feira (26), visa oferecer acolhimento e encaminhamentos adequados, sem abrir mão da ordem, da segurança e da tranquilidade da população. O Decreto nº 5.998/2025 criou o Comitê Intersetorial responsável por coordenar ações integradas entre secretarias, órgãos de segurança e entidades sociais. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) será o primeiro ponto de atendimento para avaliação e encaminhamento aos serviços de saúde, assistência social ou retorno assistido. Casos que envolvam riscos à segurança pública deverão ser comunicados às Polícias Militar e Civil, conforme orienta o decreto, que também prevê contratação temporária de profissionais para reforçar as ações.

Uma excelente terça-feira pessoal! 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários