Domingo, 15 de Junho de 2025
16°C 20°C
Florianópolis, SC
Publicidade

Secretário mordeu a língua; Boicote de SC ao Governo Federal; Defensoria na oposição; Prazo apertado e mais

Confira os bastidores políticos de Santa Catarina nesta sexta-feira (23) com Emanuel Soares no Farol da Política

Emanuel Soares
Por: Emanuel Soares
23/05/2025 às 07h00 Atualizada em 23/05/2025 às 07h45

Secretário mordeu a língua


Nos bastidores, um secretário do governo Jorginho Mello manifestou desconforto com a agenda previamente definida para o roteiro internacional nos Estados Unidos. Fontes revelam que ele chegou a fazer críticas internas em uma reunião com algumas lideranças antes da viagem. No fim das contas, os bons resultados da missão e as expectativas de investimentos por aqui fizeram com que até os mais céticos tivessem que reconhecer o acerto da agenda. A expressão usada por interlocutores é de que, dessa vez, o secretário “mordeu a língua”.

Boicote de SC ao Governo Federal


Governo Federal está sem registro de lanços | Foto: Jornal Conexão

A Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE-SC) vai recorrer da decisão da Justiça Federal que rejeitou os argumentos contrários às cotas impostas pelo Governo Federal à pesca artesanal da tainha no estado. Em 2025, o limite estabelecido para a modalidade de arrasto de praia é de 1.100 toneladas. A temporada teve início em 1º de maio, mas o contador oficial de captura, disponibilizado no site do Governo Federal, segue marcando zero, apesar dos diversos lanços registrados no litoral catarinense. A ausência de registros sugere um boicote por parte dos pescadores, que estariam se recusando a informar os dados como forma de protesto contra a medida, considerada inapropriada pelo setor.

Defensoria na oposição?


Restaurante atrasou por ação judicial da Defensoria | Foto: PMF

A polêmica em torno do fechamento do Restaurante Popular de Florianópolis ganhou novo capítulo com o fim do prazo de 3 meses dado inicialmente como espera para a reestruturação do equipamento público. O secretário de Assistência Social Bruno Souza responsabilizou a oposição pelo atraso na reabertura do serviço por conta de um questionamento judicial. O pedido de reabertura do formato antigo foi impetrado pela Defensoria Pública a pedido popular. Em entrevista à Jovem Pan News, o secretário diz que a prefeitura trabalha em uma nova proposta e os moradores de rua seguem sendo atendidos pelo restaurante da Passarela da Cidadania. A Justiça negou o pedido da Defensoria Pública justificando, entre outros itens, a questão da violência no local.

Prazo apertado


Até o próximo ano letivo, salas estarão climatizadas | Foto: Secom

A reitora Luciane Ceretta toma posse como secretária de Estado da Educação nesta segunda-feira, às 10h, com uma missão prioritária: garantir a climatização plena das escolas estaduais até o início do próximo ano letivo. O prazo é apertado — pouco mais de seis meses — e o desafio vai muito além da simples instalação de aparelhos de ar-condicionado. Para viabilizar a meta, Luciane terá que reorganizar o comando interno da secretaria, especialmente na área de infraestrutura, empenhar recursos e articular com a Celesc. Em muitos casos, será necessário redimensionar não apenas a rede elétrica das escolas, mas também a estrutura da rua onde estão localizadas. Um trabalho complexo que exigirá agilidade e coordenação para sair do papel.

Adendo


Nos corredores do governo catarinense, ainda não há garantias sobre a permanência de Patrícia Lueders como secretária adjunta da Educação. Lueders, que ocupava o cargo de adjunta durante a gestão de Aristides Cimadon, assumiu interinamente a secretaria após a saída dele.

PEC contra cotas na Alesc


Deputado precisará de mais apoios para passar a medida | Foto: Alesc

O deputado estadual Jessé Lopes (PL) protocolou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina que prevê o fim das cotas raciais e de gênero no serviço público e em políticas estaduais. Pela proposta, seriam mantidas apenas cotas com base na renda. A PEC já conta com 14 assinaturas, número suficiente para iniciar a tramitação. A proposta deve enfrentar forte resistência da oposição, embora minoritária na Alesc. O apoio de deputados do centro será decisivo para que a medida avance no parlamento.

Setor ainda em alerta


Medidas sanitárias foram intensificadas | Foto: Secom

O Governo de Santa Catarina confirmou, nesta quinta-feira (22), que o caso suspeito de gripe aviária em um aviário comercial de Ipumirim foi descartado. Análises laboratoriais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) indicaram que não se trata de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade. Embora o caso siga em investigação para diagnóstico final, a tendência é de que não haja confirmação da doença. A notícia foi celebrada pelo governador e representa um alívio para o setor, fortalecendo a credibilidade de Santa Catarina como um dos principais produtores de aves do país. A Cidasc segue com ações de vigilância e reforça a importância da notificação precoce de qualquer sinal suspeito em aves.

Novas motos BMW


Governador fez a entrega na Capital | Foto: Secom

O governador Jorginho Mello participou da entrega de novas motocicletas BMW para o policiamento tático da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em Florianópolis. Durante a cerimônia, o governador destacou o alto desempenho dos veículos, afirmando: “Se o bandido correr, a polícia vai correr mais, porque as motos são de alto desempenho”. A iniciativa reforça os investimentos contínuos do governo estadual na segurança pública, visando aprimorar a mobilidade e a eficiência das forças policiais no combate ao crime.

Bom findi para todos e nos encontramos de novo aqui na segunda!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários