Domingo, 15 de Junho de 2025
16°C 20°C
Florianópolis, SC
Publicidade

Luciane Ceretta aceita convite de Jorginho e será a nova Secretária de Educação

Reitora da Unesc e referência nacional em educação, Ceretta assume o cargo com a missão de fortalecer a qualidade do ensino e a infraestrutura das escolas no estado

Emanuel Soares
Por: Emanuel Soares
19/05/2025 às 13h31
Luciane Ceretta aceita convite de Jorginho e será a nova Secretária de Educação
Reitora assume pasta com foco em melhorar a infraestrutura das escolas | Foto: Divulgação

A reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Ceretta, aceitou o convite do governador Jorginho Mello e será a nova Secretária de Estado da Educação de Santa Catarina. Ela substitui Aristides Cimadon, que deixou o cargo por motivos de saúde. Ceretta traz à pasta uma trajetória consolidada de mais de 30 anos no magistério superior e forte atuação em políticas públicas de ensino. Ao lado de Cimadon, foi uma das idealizadoras do programa Universidade Gratuita — considerado o maior projeto de democratização do ensino superior do país.

Graduada em Enfermagem e Administração, mestre em Enfermagem pela UFSC e doutora em Ciências da Saúde pela Unesc, Luciane possui ainda quatro MBAs, oito especializações e uma recente pós-graduação em Educação em Saúde pela Faculdade de Medicina da USP. É autora de mais de 150 artigos científicos, quase 30 livros e liderou mais de 300 pesquisas voltadas à educação e à saúde.

Atual presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), conselheira estadual e nacional de Educação, e vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), ela tem participado de discussões estratégicas em nível nacional, como a reformulação do ensino médio, formação continuada de professores, diretrizes do ensino técnico e novos modelos de avaliação da educação básica.

Ao aceitar o convite de Jorginho Mello, Luciane assume a missão de manter e ampliar os indicadores educacionais do estado — que já são referência no Brasil — e de promover melhorias na infraestrutura das escolas da rede pública catarinense.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários