Domingo, 15 de Junho de 2025
16°C 20°C
Florianópolis, SC
Publicidade

Virada bilionária em SC; Triunvirato pessedista nos EUA; Café com Bolsonaro; Topázio comenta abordagem da PM; Apoio a 26 e mais

Confira os bastidores políticos de Santa Catarina nesta sexta-feira (16) com Emanuel Soares no Farol da Política

Emanuel Soares
Por: Emanuel Soares
16/05/2025 às 07h00

Virada bilionária


Recursos devem ser liberados | Foto: Divulgação

O governador de Santa Catarina, Jorginho Melo, participou nesta quinta-feira (16) de uma reunião no Banco Mundial, em Washington (EUA), com perspectivas consideradas muito positivas para a liberação de investimentos na área de mobilidade urbana. O encontro tratou da fase final de aprovação de um aporte de cerca de R$ 2 bilhões, que será direcionado a obras estratégicas no Estado. Os recursos devem contemplar, entre outras regiões, o Litoral Norte — especialmente os municípios de Itajaí e Navegantes — e a Grande Florianópolis. Nesta última, estão previstos projetos como a implantação de corredores exclusivos para ônibus, sistemas de BRT (Bus Rapid Transit) e frota de ônibus elétricos. A reunião foi avaliada como extremamente produtiva por todos os integrantes da comitiva internacional e os recursos estão em vias de aprovação.

Pessedistas com Jorginho


Triumvirato pessedista na Capital americana | Foto: Divulgação

O deputado estadual Mário Mota e o vereador de Florianópolis, Rafinha de Lima, ambos do PSD, foram destaques na missão internacional. Os parlamentares acompanharam de perto as agendas institucionais e de negócios, contribuindo com informações técnicas e reforçando o potencial competitivo de Santa Catarina no cenário global. A participação da dupla foi considerada essencial para o êxito das articulações com investidores estrangeiros. Além deles, havia ainda como pessedistas presentes o prefeito Topázio e o secretário de Articulação Internacional, Paulinho Bornhausen.

Café com Bolsonaro


Governador com Eduardo Bolsonaro | Foto: Divulgação

Em passagem por Washington (EUA), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), se reuniu informalmente com o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nesta quinta-feira (15). O encontro, marcado por um café entre amigos, serviu para atualizar conversas e reforçar os laços entre os dois, que têm relação próxima. Eduardo, que atualmente vive no Texas, quis saber detalhes sobre a condução do governo catarinense e o cenário político do estado. Jorginho está nos Estados Unidos em agenda oficial em busca de investimentos para Santa Catarina.

Candidato padre em SC


A nova executiva estadual do Foro do Brasil em Santa Catarina tomará posse no fim deste mês de maio, em cerimônia que contará com a presença do ex-candidato à Presidência da República Padre Kelmon, fundador do movimento. A deputada estadual suplente Letícia Mattos (PL) assumirá a presidência da executiva no estado. O Foro do Brasil tem como proposta a formação de lideranças de direita no país, promovendo capacitação política e estratégica em diversas regiões. A cerimônia marcará o início de uma nova fase da atuação do grupo em Santa Catarina.

Partido firma apoio


Bruno Mello e Nara Godoy receberam o apoio | Foto: Divulgação

O Partido Renovador Democrático (PRD) oficializou, na manhã desta quinta-feira (16), apoio à reeleição do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). O anúncio foi feito durante encontro na sede estadual do Partido Liberal, em Florianópolis. Participaram da reunião o presidente estadual do PRD, Fábio Lopes Silva, o dirigente municipal da sigla em Penha, Tiago Marquett, além do vice-presidente estadual do PL, Bruno Mello, e da secretária-geral do partido, Nara Godoy. Com a decisão, o PRD passa a integrar a base de apoio à candidatura à reeleição de Jorginho, que começa a consolidar sua coligação para o pleito de 2026.

Topázio fala sobre abordagem


Prefeito participou ao vivo do programa | Foto: Reprodução

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, comentou pela primeira vez sobre a abordagem envolvendo moradores de rua no Centro da capital, registrada na última segunda-feira (13). Em entrevista ao programa Jogo do Poder, da rádio Jovem Pan News, Topazio afirmou que a Polícia Militar deve realizar as apurações necessárias sobre o caso, mas ressaltou que a cidade “não pode aceitar a ocupação irregular dos espaços públicos”. Ele defendeu a continuidade — e até ampliação — das ações de abordagem e apoio social já promovidas pelo Poder Público, por meio dos dispositivos municipais. No entanto, ponderou que não se pode “criminalizar a Polícia Militar por uma abordagem sem ouvir todos os lados”.

Presidente pede debate das demandas


João com moradores da área | Foto: Divulgação

O vereador João Cobalchini (UB) protocolou um pedido de audiência pública na Câmara de Florianópolis para discutir os problemas da Ponte Pênsil da Barra da Lagoa. O objetivo é reunir autoridades, representantes da Prefeitura e moradores para buscar uma solução definitiva para a estrutura, que há anos apresenta falhas e agora proíbe a passagem de motos, gerando transtornos para os moradores da Prainha. “Sou a favor das motocicletas porque sabemos que, para chegar remédio, gás, encomendas, água, é muito mais fácil”, afirmou o vereador. A data do encontro ainda será definida e divulgada pelo gabinete.

Protesto contra impostos


Mais de 710 empresas estão confirmadas na Semana do Imposto em Santa Catarina, superando com folga as 475 participantes do ano passado. A mobilização faz parte do Dia Livre de Impostos (DLI) 2025, marcado para 29 de maio, e já bate recorde de adesões no estado — número que ainda deve crescer com a entrada de novas cidades e a manutenção do prazo de inscrição. Promovido nacionalmente e com apoio da FCDL/SC, o DLI busca conscientizar sobre a alta carga tributária no Brasil. No dia da ação, os consumidores poderão adquirir produtos e serviços com descontos que simulam a retirada dos impostos.

É isso e acabou a semana! Bom findi e aproveitem. Segunda tem mais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários