Domingo, 15 de Junho de 2025
16°C 20°C
Florianópolis, SC
Publicidade

Reitora deve dizer sim a Jorginho; Salários do TJ na Alesc; O trono de Décio; PEC do hino volta à cena; SC vira queridinha dos americanos; Topázio com mega investidor e mais

Confira os bastidores políticos de Santa Catarina nesta terça-feira (13) com Emanuel Soares no Farol da Política

Emanuel Soares
Por: Emanuel Soares
13/05/2025 às 07h00

Deve aceitar


A reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Ceretta, deve aceitar o convite do governador Jorginho Mello (PL) para assumir a Secretaria de Estado da Educação. Nos bastidores, ela tem recebido fortes incentivos, inclusive dentro do próprio sistema de universidades comunitárias. A confirmação da nomeação, no entanto, só deve ocorrer após o retorno do governador da missão internacional aos Estados Unidos. Nos corredores da política o convite é dado como aceito.

Aumento dos salários


O Tribunal de Justiça de Santa Catarina enviou à Alesc um projeto que pode começar a tramitar nesta terça (13), propondo uma reestruturação nos salários dos servidores do Judiciário. A ideia é atualizar os vencimentos e ainda criar um adicional para quem tem qualificação extra. Segundo o TJ, o projeto foi construído com bastante diálogo: foram 26 rodadas de negociação com sindicatos, associações e representantes da magistratura. A proposta já tem aval dos três poderes para andar rápido na Assembleia.

5 candidatos


O Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina terá cinco candidatos na disputa pela presidência estadual da sigla. O prazo para registro das chapas se encerrou na sexta-feira (9), marcando o início oficial da corrida para a sucessão do atual presidente, Décio Lima. Estão na disputa o deputado estadual Fabiano da Luz, aliado de Lima; o também deputado Padre Pedro Baldissera; a vereadora de Florianópolis Carla Ayres; a deputada Luciane Carminatti; e o vereador Bruno Ziliotto. A eleição interna definirá os rumos do partido no estado nos próximos anos, em meio às articulações para as eleições de 2026.

Agora vai?


Após mais de um mês sob vista do deputado Mauro de Nadal (MDB), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 09/2024, de autoria do deputado Ivan Naatz (PL), volta à pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Alesc nesta terça-feira (13). A proposta prevê concurso público para escolha de nova letra e música para o hino de Santa Catarina. Naatz defende que o debate é cívico e necessário, alegando que o atual hino, de 1892, não reflete os valores das gerações atuais. O governador Jorginho Mello apoia a iniciativa, mas o tema ainda divide os deputados. Alguns apoiam a medida e outros não.

Isso desmotiva


Grande apreensão de drogas | Foto: PM

Menos de 24 horas após uma grande operação da Polícia Militar em Sambaqui, em Florianópolis, o principal alvo da ação, preso no domingo (11), já estava solto nesta segunda-feira (12). A ocorrência, que resultou na apreensão de mais de 20 kg de drogas, munições e diversos itens ligados ao tráfico, é considerada uma das maiores do ano na região. A rápida soltura do suspeito gerou frustração entre policiais, que veem a situação como um fator de desmotivação para a tropa. A operação foi conduzida pelo 21º Batalhão da PM. A corporação não comentou oficialmente sobre a soltura do detido.

Lotou a Alesc


No Dia Nacional de Conscientização da Fibromialgia, o deputado estadual Maurício Peixer (PL) reuniu cerca de 300 pessoas no Auditório Antonieta de Barros, na Alesc, para o Seminário Estadual sobre Fibromialgia. O evento marcou o avanço da pauta no estado, com a participação de pacientes, especialistas e lideranças. Peixer, autor da lei que reconhece a pessoa com fibromialgia como deficiente em SC, anunciou uma série de seminários regionais para ampliar o debate e ouvir a população.

Primeiro dia


Governador apresenta SC | Foto: Divulgação

No primeiro dia do SC Day, em Nova York, o governador Jorginho Mello destacou as potencialidades econômicas de Santa Catarina a empresários brasileiros e americanos. O encontro reuniu investidores dos setores de varejo, shopping centers e mineração, interessados nas oportunidades oferecidas pelo Estado que hoje lidera o crescimento econômico no Brasil. Entre os ativos apresentados estão o Mirante da Serra do Rio do Rastro, a Zona Portuária de Imbituba e a futura Rodovia ViaMar, que ligará Joinville ao contorno da Grande Florianópolis. Segundo Jorginho Mello, que participa pela primeira vez do evento nos Estados Unidos, o objetivo é ampliar a presença internacional de Santa Catarina.

Estratégia acertada


Diante da desaceleração econômica dos Estados Unidos, impulsionada pelas pesadas barreiras comerciais impostas pelo presidente Donald Trump a países da Europa e, principalmente, da Ásia, investidores americanos têm buscado novos parceiros com bom ambiente de negócios. Nesse cenário, Santa Catarina se destaca como uma alternativa atrativa. Em missão internacional aos Estados Unidos, o governador Jorginho Mello apresenta o estado como um dos que mais crescem no Brasil, com infraestrutura robusta, diversos portos e ambiente favorável ao investimento. O bom relacionamento comercial entre Brasil e EUA fortalece ainda mais esse caminho, posicionando Santa Catarina como uma excelente oportunidade para investidores em busca de estabilidade e retorno.

Assessor de investimentos


Topázio conversa com Marcelo | Foto: Divulgação

O prefeito de Florianópolis e presidente da Fecam, Topázio Neto, participou do primeiro dia da Missão Internacional e aproveitou a agenda para apresentar as potencialidades da Capital e de Santa Catarina a investidores. Em conversa com Marcelo Cabral — um dos principais assessores do mundo em investimentos, com mais de 30 anos de experiência em centros financeiros como Nova York, Londres, Luxemburgo e Hong Kong —, Topazio destacou os bons indicadores de segurança pública do Estado e abriu diálogo para futuras agendas com comitivas internacionais em Florianópolis.

Uma boa terça-feira para todos nós!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários