Domingo, 15 de Junho de 2025
16°C 20°C
Florianópolis, SC
Publicidade

PSD sela pacto em jantar; Salvaro promete fogo; Troca na Alesc; Prefeitada clama por tratores; Guerra da tainha e mais

Confira os bastidores políticos de Santa Catarina nesta terça-feira (29) com Emanuel Soares no Farol da Política

Emanuel Soares
Por: Emanuel Soares
29/04/2025 às 07h00

Jantar do PSD


Júlio é o nome do partido a Deputado Federal | Foto: Divulgação

Na noite desta segunda-feira (28), o PSD promoveu um jantar político no Residencial Milano, reunindo lideranças importantes da sigla em Florianópolis. Estiveram presentes os vereadores Ricardo Pastrana, Gui Pereira, Pri Fernandes, Rafinha de Lima e Diácono Ricardo, além do prefeito da capital, Topázio Neto. O encontro contou ainda com a presença do secretário da Casa Civil, Ronaldo Freire, do deputado estadual e presidente da Alesc, Júlio Garcia, e de seu chefe de gabinete, Carlos Eduardo Mamute. A reunião ocorreu na véspera da votação da reforma da Previdência, considerada decisiva para o município. Segundo uma fonte que participou do jantar, o prefeito Topázio Neto reafirmou que Júlio Garcia é o nome do PSD para disputar uma vaga à Câmara dos Deputados nas próximas eleições. O clima no jantar foi de articulação e alinhamento político, com foco tanto na agenda legislativa quanto nas estratégias eleitorais do partido. Uma liderança me confirmou que não foram comentados detalhes da disputa majoritária de 26, só da proporcional.

Microfones a postos


O ex-prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), estreia na próxima segunda-feira (5), às 10h, um novo programa na Rádio Jovem Pan News Criciúma. Antecipei ontem a informação. De acordo com uma fonte do partido, a proposta da atração é discutir temas diversos, com foco especial nos acontecimentos de Criciúma e do cenário estadual, em um tom mais direto e crítico. Próximo de João Rodrigues, pré-candidato ao governo, Salvaro deve adotar uma postura mais incisiva, inclusive com críticas ao governador Jorginho Mello (PL) e a problemas da própria cidade.

Liderança do governo na Alesc


A expectativa é que nos próximos dias a mudança ocorra na liderança do governo Jorginho (PL) na Alesc. O deputado Ivan Naatz (PL) deixará o posto para se dedicar a campanha do Quinto Constitucional e passará o bastão, ao que tudo indica, para o deputado Maurício Peixer (PL), nome mais comentado no momento. Num primeiro momento, o nome do deputado Mauro de Nadal (MDB) também chegou a ser cotado.

Prefeitos pedem máquinas


Santa Catarina Levada a Sério | Foto: Roberto Zacarias / Secom

Os prefeitos da região do Alto Irani, em encontros ontem com o governador Jorginho Mello (PL), fizerem um pedido quase idêntico para todas as cidades: maquinário. Os prefeitos enfrentam problemas até para arrumar estradas do interior dos municípios por falta de equipamento pesado. Foi um pedido rotineiro ouvido ontem pelo governador que prometeu ajudar nesse tema.

Reunião da tainha


Sem resposta do Supremo Tribunal Federal (STF), o Governo de Santa Catarina decidiu recorrer à Justiça Federal ainda nesta segunda-feira (29) para tentar reverter a limitação imposta à pesca artesanal da tainha. A medida vem horas antes da reunião do Grupo de Trabalho da Tainha, marcada para as 9h de hoje, em Brasília, com representantes do Governo Federal. O impasse gira em torno da Portaria Interministerial nº 26/2025, que fixou em 1.100 toneladas a cota de captura da tainha para a modalidade de arrasto de praia — técnica tradicionalmente utilizada por pescadores artesanais no litoral catarinense.

Chegou sob pressão


O Ministério da Pesca nomeou Jean Ricardo como novo superintendente federal da pasta em Santa Catarina. Ex-vereador de Garopaba, Jean é formado em Gestão Pública e atua na defesa das comunidades tradicionais e da pesca artesanal. A nomeação teve apoio político do PT e PSB, e ele assume com a missão de fortalecer o setor pesqueiro e promover o desenvolvimento sustentável no Estado. Chegou sob pressão para ajudar a desenrolar o pedido dos pescadores artesanais de SC.

Evento religioso


Jorginho e Pavan no centro da foto | Foto: Divulgação

Já está em andamento, em Camboriú (SC), a 40ª edição do Congresso Internacional de Missões dos Gideões Missionários da Última Hora. O evento religioso, que reúne fiéis de todo o Brasil e do exterior, deve ultrapassar a marca de 100 mil participantes ao longo dos 10 dias de programação. A abertura contou com a presença do governador Jorginho Mello (PL), que mantém diálogo próximo com lideranças evangélicas por meio de seu assessor Alexandre da Silva.

Bastidor


Uma fonte do bastidor diz que Jorginho chama Leonel Pavan de governador. O prefeito de Camboriú fica todo lisonjeado com o elogio. Pavan esteve como governador de 25 de março a 31 de dezembro de 2010. Ele assumiu o cargo após a renúncia de Luiz Henrique da Silveira, que deixou o governo para disputar uma vaga no Senado Federal.

Reforma é hoje


A Câmara de Vereadores de Florianópolis vota nesta terça-feira (29) a reforma da Previdência dos servidores municipais. O projeto é prioridade do Executivo para conter o déficit nas contas públicas. A articulação para garantir ao menos 16 votos favoráveis envolveu diretamente o secretário da Casa Civil, Ronaldo Freire, o adjunto Eduardo de Souza, o chefe de gabinete Fábio Botelho e o próprio prefeito Topázio Neto.

#RapidinhasdoEMA


  • Vereador Rafinha de Lima prometeu que, após a aprovção da previdência em Florianópolis, vai trabalhar como pauta a questão da Casan.
  • Projeto que proibe caixas de som em praias de Florianópolis foi aprovado. Servirá de exemplo para outras cidades aplicarem a mesma lei.
  • O União Progressista será oficializado hoje em Brasília, compondo a união do PP e do União Brasil.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários