Em uma reunião considerada produtiva e republicana, lideranças de Santa Catarina e o ministro dos Transportes, Renan Filho, avançaram nesta quarta-feira (23) nas tratativas para a execução de uma nova solução viária para o Morro dos Cavalos, na BR-101. A proposta apresentada pelo governador Jorginho Mello (PL) sugere a construção de um contorno tipo binário, alternativa que ganhou força por ser mais viável economicamente do que o projeto original de um túnel, atualmente descartado.
O governo federal agora avalia como viabilizar a obra, inclusive com a possibilidade de executá-la com recursos próprios, diante do custo mais baixo da nova proposta. Outra possibilidade em estudo é repassar a responsabilidade da execução para a concessionária Arteris, que administra o trecho.
A solução do impasse no Morro dos Cavalos é uma demanda antiga de Santa Catarina, especialmente por conta dos gargalos logísticos e da importância estratégica do trecho para o escoamento da produção e o tráfego de moradores e turistas.