Topázio em repercussão nacional
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, esteve em Brasília nesta semana, onde ganhou destaque nacional ao conceder entrevista à CNN Brasil. Na entrevista, Topázio comentou o cenário político nacional, destacando a legitimidade do governador do Paraná, Ratinho Júnior, como possível candidato, mas foi enfático ao afirmar que o ex-presidente Jair Bolsonaro é o principal nome da direita. Ele também ressaltou o papel de seu partido e de Gilberto Kassab na articulação de uma candidatura competitiva caso Bolsonaro não esteja elegível. Elogiou ainda ações do govenador Jorginho Mello (PL) em Santa Catarina. Durante a visita, também se reuniu com senadores e parlamentares em busca de apoio para projetos estratégicos da Capital catarinense, reforçando o protagonismo da cidade no cenário nacional. Um dos encontros foi com o deputado federal Valdir Cobalchini (MDB).
Adendo
A reforma da previdência municipal que, recebeu um substitutivo global da Prefeitura de Florianópolis, deve ser votada em segundo turno até o final deste mês, garantiu o prefeito.
Edital para estandes de tiro
O Governo do Estado de Santa Catarina lançará, na próxima terça-feira (15), às 10h, um edital voltado ao credenciamento de estandes de tiro para locação e treinamento das Forças Armadas. O evento será realizado no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, e deve contar com a presença do governador Jorginho Mello. O edital estabelecerá critérios técnicos e operacionais para que os estandes interessados possam se habilitar à prestação do serviço. Estes espaços, em grande parte, já são bem equipados e utilizados por atiradores desportivos (CACs), o que reforça sua capacidade técnica e estrutura para atender à nova demanda.
Reapareceu
Depois de uma eleição desastrosa a prefeitura de Florianópolis, o ex-senador Dário Berger (PSDB) reapareceu ontem. Esteve em um evento do Governo de Santa Catarina de entrega de máquinas agrícolas onde foram compradas com emendas enviadas pelo mandato dele, encerrado no final de 2022.
Silêncio no Oeste
Quando escrevi que João Rodrigues queimava a largada na eleição estadual, alguns concordaram e discordaram. Tirando a rotina de ações dele na cidade, não se fala em mais nada para a política estadual. Nem naqueles que, normalmente mandam recados escritos de lá pra cá, se ganhou força. Foi a largada queimada e a falta de apoios fora da sigla. Sem fatos novos, o silêncio permanece.
Deputados cobram túnel na 101
Após o grave acidente com um caminhão-tanque que resultou em incêndio e interdição de 15 horas na BR-101, deputados de partidos como União Brasil, PSD, PSDB, PL, PP e MDB cobraram prioridade política para a construção do túnel do Morro dos Cavalos, em Palhoça. A tragédia, que felizmente não teve vítimas fatais, reacendeu o debate sobre a demora na execução da obra, cuja licença ambiental já foi concedida. Parlamentares defenderam a união suprapartidária e cobraram ação do governo federal, destacando a importância da BR-101 para a logística do estado e do país. Alguns deputados tiveram falas muito fortes, como foi o caso do Repórter Sérgio Guimarães (UB) que disse que foi muitas vezes a Brasília falar com o ministro dos Transportes, Renan Filho. O deputado Vicente Caropreso (PSDB) disse que a proposta de revisão do contrato está parada no TCU. "Em alguma gaveta está parada essa porcaria", disse.
Audiência com Lula
Ontem ainda, membros da bancada regional do Sul aprovaram um pedido de agenda para uma audiência com o presidente da república para cobrar ações efetivas que promovam a rapidez na questão do túnel.
Posse da nova chefe do MPSC
A Promotora de Justiça Vanessa Wendhausen Cavallazzi tomará posse como Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) nesta sexta-feira (11), às 16h30, no auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo, sucedendo Fábio de Souza Trajano para o biênio 2025-2027. Vanessa ingressou no MPSC em 1996 e atuou em diversas comarcas, incluindo Itajaí, Florianópolis e São Joaquim. Ela é mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB) e doutoranda no mesmo programa.
Aumentam reclamações em São José
Se já tinha vereador descontente com a Prefeitura de São José, agora piorou. Tenho recebido diariamente na Jovem Pan News mensagens de moradores pedindo socorro. Ontem um morador mandou o protocolo aberto em 8 de janeiro, na prefeitura, pedindo melhorias numa rua que precisou ser interditada por quem vive ali. Três meses depois, ninguém apareceu pra arrumar a via. É assim que um governo fica sem aprovação popular.
#RapidinhasdoEMA