O sonho do PT catarinense
O deputado federal Pedro Uczai (PT), coordenador do Fórum Parlamenta Catarinense, dias atrás me deu uma entrevista na Pan News Floripa e disse que o PT quer disputar novamente o segundo turno com o governador Jorginho Mello (PL). Ele alegou que o caminho é viável com o fortalecimento do nome de Décio Lima (PT), atual presidente do Sebrae, e com a união completa da esquerda catarinense que está em construção.
Vereadores insatisfeitos
Alguns vereadores da base do prefeito Orvino (PSD), em São José, estão completamente insatisfeitos. Conversei com lideranças da cidade e foi confirmado que não há um atendimento completo das demandas parlamentares, em contrapartida, a prefeitura busca apoio diário para pautas em tramitação. O problema de uma relação torta já foi sentida pelo prefeito Orvino que, na legislatura anterior, teve uma fuga de vereadores da base.
Aliás,
A Guarda Municipal de São José passou a atuar com fuzis em patrulhamentos. Ótimo! Mas as pessoas continuam reclamando da falta de medicamentos contínuos nos postos de saúde. O prefeito justificou que era em função do fim de um governo e começo do outro. Mas não era uma continuidade? O comentário de bastidor é que a situação financeira da prefeitura de São José está complexa, em função de muitos gastos no ano passado (ano de eleição).
Perda de tempo na Alesc
A audiência pública sobre um projeto da deputada Paulinha (Podemos) que deseja permitir o bronzeamento artificial em Santa Catarina foi uma perda de tempo na Alesc. E não só tempo, mas de recursos públicos. Debater algo que já tem um veto nacional pelos riscos à saúde não parece ser algo útil. Aliás, os próprios integrantes da área dermatológica, presentes no local, e o Procon foram categóricos: não aceitam a liberação pelos riscos.
Gilmar dá prazo pra tainha
O ministro do STF, GIlmar Mendes, deu prazo impreterível de 72 horas para os Ministérios da Pesca e Meio Ambiente e, depois de mais 72 horas para a AGU e para a PGR, se manifestarem sobre o pedido de liminar no caso das cotas da tainhas para a pesca artesanal de praia, impostas somente para os pescadores de Santa Catarina. Considerando 4 dias úteis, na próxima semana o ministro pode dar uma decisão monocrática sobre o tema. No pedido catarinense é citado que a “cota para a pesca da tainha, na modalidade artesanal de arrasto de praia, exclusivamente para o território do Estado de Santa Catarina”, cria um desequilíbrio federativo.
Defesa em campo
O governador Jorginho Mello defendeu a causa ao ministro Gilmar Mendes junto com Márcio Viccari, procurador geral do Estado, após reuniões feitas com o Governo Federal pelo secretário Tiago Frigo sobre o tema.
Carmem defende afastamento de Jair
O afastamento completo do vice-prefeito de Lages, Jair Júnior (Podemos), em meio às investigações sobre violência contra a mulher, é essencial para garantir transparência e seriedade no tratamento do caso. A prefeita Carmen Zanotto (Cidadania) reforçou esse compromisso ao defendê-lo fora do cargo até a conclusão do inquérito, além de exonerá-lo da SEMASA assim que tomou conhecimento dos fatos. Além disso, o processo de impeachment contra Jair Júnior, atualmente paralisado por decisão judicial, pode resultar em sua cassação caso volte a tramitar. As denúncias e seu impacto na credibilidade do cargo tornam insustentável sua permanência na função pública.
Mais cargos serão aprovados
O presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Florianópolis, vereador Bericó (PL), esclareceu a criação de cargos comissionados exclusivos para pessoas com deficiência. Segundo ele, a medida tem como objetivo promover a inclusão no ambiente legislativo. A proposta prevê a criação de 23 vagas com salários de até R$ 2 mil, além de vale-alimentação. Apenas candidatos com diagnóstico médico de deficiência poderão ser nomeados, garantindo que as vagas sejam destinadas exclusivamente a esse público e não utilizadas para ampliar o número de assessores sem deficiência.
Ainda na inclusão
A Câmara Municipal de São José aprovou, nesta quarta-feira (02), o Projeto de Lei nº 13/2025, que cria o "Dia Municipal da Síndrome de Angelman", celebrado em 15 de fevereiro. A iniciativa visa conscientizar sobre essa condição genética rara, que afeta o desenvolvimento neurológico e motor. O reconhecimento da data reforça a importância do diagnóstico precoce, do acesso a tratamentos e do apoio às famílias, promovendo mais inclusão e qualidade de vida.
Reajuste salarial
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (2), o projeto de lei complementar que propõe a reestruturação da tabela de vencimentos dos servidores do Judiciário catarinense. A decisão foi celebrada pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina (Sinjusc). A proposta prevê a criação de dois novos níveis e 20 novas referências salariais, com um reajuste linear de 2%. A medida altera a Lei Complementar nº 90/1993, que regulamenta o Plano de Carreira da categoria, atendendo a uma demanda histórica dos servidores. O projeto agora segue para análise do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, posteriormente, será encaminhado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
#RapidinhasdoEMA