A revisão do contrato de concessão da BR-101 no trecho norte de Santa Catarina pode ser finalizada ainda no primeiro semestre de 2025. A informação foi confirmada pelo deputado federal Pedro Uczai (PT), novo presidente do Fórum Parlamentar Catarinense. A renegociação envolve a concessionária Arteris Litoral Sul e busca atender pedidos dos municípios, especialmente na execução de obras para desafogar o trânsito no litoral norte do Estado.
Atualmente, a rodovia sofre com congestionamentos em pontos críticos, como Itajaí e Balneário Camboriú. A proposta de renovar a concessão permitiria novos investimentos para melhorar o fluxo de veículos nesses trechos, além da construção do túnel do Morro dos Cavalos. O desafio, no entanto, está no aumento do valor do pedágio, que hoje é de R$ 5,20. Com a inclusão de novas intervenções na rodovia, a tendência é que a tarifa sofra reajustes.
Segundo o deputado Pedro Uczai, houve um atraso na discussão devido à troca na presidência da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que não enviou o relatório necessário dentro do prazo previsto. No entanto, o parlamentar garantiu que irá pessoalmente à agência para cobrar o envio do documento e garantir a continuidade das negociações.
Veja a entrevista