Quem estará no palanque do João?
O grande desafio do prefeito de Chapecó será ter um palanque de relevância no lançamento da pré-candidatura ao Governo do Estado no fim de semana. Fora os ônibus com pessoas de diferentes pontos do Estado, João Rodrigues conseguirá reunir autoridades de peso ao seu lado? É evidente que nomes como Júlio Garcia, Orvino, Juliana e Leonel Pavan e Clésio Salvaro são esperados, mas e os prefeitos da região Oeste estarão no palco do evento? Outros deputados? Conversei com uma liderança do PSD ontem que diz que não espera apoio massivo dos prefeitos por ser 'muito cedo'. Existe medo de um comprometimento agora, sem ter uma clareza do cenário político que se desenhará para o pleito de 2026. Se João não reunir apoios políticos de peso no lançamento da pré-candidatura, ficará claro que queimou a largada.
Lembrando que...
Topázio Neto é o nome com mais votos no PSD em Santa Catarina neste momento. Como já se sabe, o prefeito de Florianópolis e presidente da Fecam não estará presente no evento de João Rodrigues por ser cabo eleitoral de Jorginho Mello (PL) para 2026. É Topázio um dos grandes ativos de Jorginho no próximo pleito, por ser muito respeitado por prefeitos de todo o Estado. O fato de Topázio não ir já cria uma lacuna política.
O que falaram Jorginho e Júlio?
Bombou ontem a informação que o governador e o presidente da Alesc estiveram reunidos num encontro privado na Assembleia Legislativa. Tanto é que ambos vieram caminhando juntos da presidência até o auditório Antonieta de Barros. Entre os pontos, uma fonte confirmou que Jorginho citou ao presidente alguns projetos que deve encaminhar ao legislativo. O coração do bastidor palpitou que o papo dos dois foi sobre a eleição de 2026 e o lançamento da pré-candidatura de João Rodrigues. Isso ninguém confirma!
Quem são os vices cotados para Jorginho?
Alguns nomes passaram a ser mais comentados como possíveis vices de Jorginho em 26. Num primeiro momento, o deputado e empresário Antídio Lunelli foi o mais citado e agora o cenário mudou. Fala-se em nomes como de Júlio Garcia (se Jorginho conseguir desarticular a candidatura de João Rodrigues), Carlos Chiodini (presidente do MDB/SC) e até Topázio Neto (prefeito da Capital). Cada qual representaria uma articulação política distinta para 2026.
Momento Histórico
Via Mar
O governador disse ontem que na metade de 2026 quer iniciar o projeto de construção da Via Mar. Mas existe uma tendência de que os primeiros lotes sejam licitados em meados do próximo ano pela Infraestrutura. A obra é essencial para a movimentação econômica em Santa Catarina, destravando a BR-101 no trecho norte.
Cryslan, o principal nome à Uvesc
O vereador Cryslan (Novo), de São José, passou boa parte da segunda-feira (17) reunindo apoios para a candidatura à presidência da Uvesc (Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina). Ele concorre contra a ex-vereadora Marcilei Vignatti (UB), de Chapecó, que sem mandato quer permanecer a frente da Uvesc. Vereadores com quem conversei no dia de hoje destacaram que não faz sentido a candidatura da atual presidente, sendo que não exerce mais a função pública de parlamentar. Outro ponto comentado é que a Uvesc precisa aumentar a representatividade, considerando que só 20% das câmaras catarinenses são ligadas a federação. Com uma candidata sem mandato e outro o mais bem votado da história de São José, Cryslan se converteu no principal nome na disputa a Uvesc neste momento.
Mário Motta turbinado
O deputado Estadual Mário Motta (PSD) amplificou a comunicação nas redes sociais. Está com outra linguagem, conteúdo de qualidade, abordando polêmicas e projetos importantes para Santa Catarina. Lembra aquele Mário dos tempos da televisão. Chegará em 2026 alcançando mais pessoas nas redes sociais, mas entregando a credibilidade que construiu ao longo de muitos anos na mídia.
Esquema de segurança pra final do catarinense
O comandante geral da PM, Coronel Emerson Fernandes, comentou comigo sobre o esquema de segurança para a final do Catarinense. Disse que está tranquilo e que tudo ocorrerá dentro da normalidade, considerando que usará um esquema parecido com o do último clássico entre Avaí e Figueirense. O jogo será na Ressacada, em Florianópolis.
#RapidinhasdoEMA