Lula empaca PSD e cria temor em SC
O presidente Lula (PT) criou um temor entre os pessedistas ao ser ventilada a possibilidade do partido estar com ele, tendo Ratinho Júnior como vice nas eleições do próximo ano. A sigla de João Rodrigues, que já se reuniu algumas vezes com Ratinho para tratar do pleito de 2026 em Florianópolis, sofreu um revés. O partido que busca um rótulo conservador, se viu novamente atrelado a esquerda e acaba empacando na encruzilhada. Por mais que o próprio governador do Paraná trate como uma 'bobagem', nem todo mundo engoliu com facilidade. Ratinho, que busca construir candidatos em vários Estados, incluindo João Rodrigues em Santa Catarina, tem buscado com Gilberto Kassab, dono do PSD, uma viabilidade nacional. Kassab, por sua vez, está sendo procurado por Lula que está em baixa na opinião pública. Se essa aproximação ocorrer, vai ter água no chopp por aqui. O clima não é bom diante de um eleitorado em maioria conservador. Lembrando que o PSD já ocupa 3 ministérios de Lula.
Jorginho com Bolsonaro
O governador Jorginho Mello (PL) esteve com Bolsonaro neste domingo, no Rio de Janeiro. O ex-presidente convocou manifestações para defender a liberdade de expressão e a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Tudo foi pacífico. Jorginho destacou que a anistia é para quem não fez baderna no 8 de janeiro e esteve em um trio elétrico com outras lideranças políticas. O governador foi o principal nome catarinense presente no evento.
Bolsonaro não está com João
Bolsonaro chegou a dizer que resolveu diferenças com Kassab e que o PSD estará com Bolsonaro no projeto da anistia. Em nenhum momento, Bolsonaro declarou apoio político a sigla. Nas redes sociais, houve uma tentativa de emplacar que Bolsonaro estará com João Rodrigues, prefeito de Chapecó, que lançará pré-candidatura ao Governo do Estado. Isso, claramente, não é verdade.
Pedido de socorro
Uma fonte ligada a UFSC pipocou que a Universidade precisa buscar uma aproximação com o Governo do Estado. Estão sendo forçados a tomar essa postura por problemas financeiros. Sem recursos até o fim do ano, a UFSC precisaria de um aporte dos cofres de Cleverson Siewert para manter as atividades. Dentro da universidade, tem pessoas de linha ideológica contrária ao movimento. Uma coisa me foi dita: "A necessidade é maior que a militância".
Ex-amigas?
Adriano Silva colhe os louros da aproximação com o governador. Até uns dias atrás, o PL ainda era um incômodo ao prefeito de Joinville. Mas tudo mudou. Recentemente, Jorginho anunciou uma série de investimentos na cidade e isso refletiu positivamente na gestão da maior cidade catarinense. Considerando que o PSD e o Novo andaram flertando na eleição passada e o principal político do partido caminha em outra direção, podemos considerar que as siglas já são 'ex-amigas'?
Qual o foco em São José?
São José está de aniversário nesta semana. Qual o foco do governo Orvino? Li algumas vezes a programação e tive dúvidas de qual seria. Como a pauta do momento é mobilidade, a prefeitura poderia utilizar a atenção dos veículos de comunicação e falar das ações feitas para desafogar o trânsito, sendo que uma nova avenida foi entregue no início do mês. Tem ainda Beira Mar de Barreiros que vai impactar positivamente a cidade. E a Beira Rio Forquilhas? Mas se o foco é o corte do bolo, azar de quem pensou.
#RapidinhasdoEMA